O que movimenta a audiência? E por que ela é tão importante?

O empreendedorismo sempre teve grande valor econômico e social, mas de alguns anos para cá, há novas possibilidades para inovar em modelos de negócio e em tecnologias. Por isso, criar sua própria empresa é uma ambição cada vez mais comum, com a valorização de iniciativas disruptivas e de pessoas com visão e perfil de liderança. Uma boa ideia é o início de tudo. Combinado com vontade, talento e dedicação, o plano de negócios vira realidade. Porém, o ambiente em que o empreendedor está inserido tem complexidades. 
As leis e procedimentos para manter uma empresa e os desafios de como iniciar as atividades são algumas delas, ampliar o número de visitas no site da empresa é a ambição de todo empresário que investe no meio digital.
 A razão é simples: quanto mais pessoas chegarem à página, maior será a conversão de tráfego em clientes e pode virar em ganhos. Só que a execução dessa tarefa é muito mais complexa do que a idealização. Além de exigir conhecimento aprofundado de SEO (Search Engine Optimization), atrair mais visitantes requer domínio das ferramentas de marketing digital.
A boa notícia é que há alternativas que não requerem a ajuda de especialistas. Neste artigo, vou ensinar algumas estratégias simples para que você pode usar para melhorar a performance do seu site. Apanhe o bloco de anotações e boa leitura!

Antes de continuar, é preciso explicar que a criação de conteúdo é o principal caminho para construir um site relevante, que seja bem ranqueado pelos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.), e atraia visitantes de forma sistemática.
Quem afirma isso são os especialistas em marketing digital ao redor do mundo, conforme atestou a pesquisa Search Engine Optimization Survey Summary Report, realizada em junho de 2015 pela Ascend2. Ao serem questionados a respeito da estratégia mais efetiva de SEO para atrair usuários, os entrevistados elencaram, como as cinco prioridades:
  1. Criação de conteúdo relevante: 72%
  1. Pesquisa de palavras-chave: 48%
  1. Atualizações frequentes do site: 34%
  1. Links internos: 33%
  1. Campanhas em redes sociais: 28%
Além de melhorar o ranqueamento em buscadores, criar conteúdo relevante relacionado ao seu nicho de atuação permite que você se estabeleça como uma autoridade no assunto, aumentando a credibilidade dos produtos e serviços relacionados à empresa.

7 dicas importantes que dou de presente para você aumentar o número de visitas

A lista, a seguir, sete dicas simples para que você impulsione os acessos ao site da sua empresa ou seu pessoal. Confira:

1. Melhore a responsividade do site

Sites responsivos, cujo conteúdo se adapta a diferentes dispositivos mobile de forma leve, rápida e simplificada, são valorizados pelos buscadores, com destaque para o Google. Assim, vale a pena modificar a estrutura do site da sua empresa para torná-lo tão responsivo quanto possível. Eu estive em uma palestra do Google Brasil, eles falaram que site com flash já não é mais os queridinhos dos algoritmos. Fica a dica para quem gosta das perfumarias!!

2. Satisfaça do AVATAR (usuário)

Um dos principais critérios para o ranqueamento das páginas é a satisfação do usuário. “O Google consegue medir quão satisfeitos os usuários ficaram com os resultados. O principal sinal ocorre quando o usuário clica em um resultado e não retorna às pesquisas”, escreveu Stephen Levy no livro In the Plex: how Google thinks, works and shapes our lives. Assim, sua missão é identificar os problemas do público-alvo ou avatar e desenvolver um conteúdo capaz de solucioná-los.

3. Aumente a velocidade de resposta do site

A velocidade do site está relacionada à satisfação dos usuários com a experiência virtual, e trata-se de um dos únicos critérios de ranqueamento confirmado pelo Google. Portanto, vale a pena conversar com os programadores para tornar o site tão ágil quanto possível.

4. Crie títulos atrativos para os artigos

Um título criativo pode fazer a diferença, como você provavelmente já reparou navegando pelo BuzzFeed. Pense em diferentes possibilidades antes de escolher e não deixe de conferir as palavras mágicas no google “você”, “novo”, “grátis” e “garantido”.

5. Trabalhe com links internos e incentive links externos

Encorajar terceiros a colocar links para a sua página é uma das tarefas mais complexas – e entendiantes – dos profissionais de SEO. Por isso, a dica é construir um conteúdo tão relevante que seja naturalmente compartilhável e consiga viralizar. Quanto maior o número de links externos para a sua página, maior a relevância dela para o Google.

6. Divulgue o conteúdo nas redes sociais

Quando bem utilizadas, as rede sociais podem se transformar em um canal de comunicação efetivo para a sua empresa ou pessoal. Crie uma estratégia para as principais redes sociais voltadas ao seu ramo de atuação e não exclua a possibilidade de investir em anúncios pagos para chegar até o público-alvo.

7. Não esqueça do e-mail marketing

O e-mail continua vivo, e ignorá-lo pode ser um erro fatal para a sua empresa. Crie mecanismos para capturar os endereços de e-mail dos seus clientes – de forma transparente, é claro – e estabeleça uma regularidade para o envio de uma newsletter que seja relevante.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores e amigos nas redes sociais.

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